Quando tem uma Cavalgada ou uma Tropiada com os amigos, temos que dar uma tosada na nossa Mula ou Burro.
Nosso amigo Alvaro Laercio da cidade de São Roque/SP vai estar passando 5 dicas de como tosar seu animal, quais são os tipos de tosa e como faz para tosar sua mula ou burro.
Fiquei muito admirado com o nosso companheiro Alvaro Laercio por todas as dicas e macetes que passou neste vídeo da melhor forma possível, muito obrigado de coração boiadeiro pelo seu projeto e trabalho que vem fazendo todos os dias, sou um grande admirador seu Alvaro.
Muares e asininos são mais peludos que cavalos. Com o objetivo de avaliar melhor a morfologia desses animais, muitos criadores optam por tosar os pelos da cabeça de forma bem rente à pele. Os tipos de tosa mais presentes nos eventos da ABCJPÊGA são a Meia Lua e a Meia Tosa.
A Meia Lua é feita na crina deixando-a mais arredondada com o centro maior e as extremidades menores. A Meia Tosa consiste em aparrar os pelos apenas da cabeça, esse tipo de tosa pode ir até a espádua.
Para que os animais fiquem protegidos de chuvas, carrapatos e contaminações do ambiente, não se recomenda a retirada excessiva de pelos das orelhas e do nariz.
BENEFÍCIOS
Animais tosados durante o inverno, não ficam muito suados após um dia de trabalho. Em pelos compridos o suor não é dissipado totalmente nas estações frias, o que deixa o asinino ou muar com o corpo gelado e mais propenso a cólicas e resfriados.
Manter as patas e boletos tosados pode ajudar a prevenir doenças como as micoses, dermatites e carepas, além de facilitar na percepção de pequenos cortes e arranhões.
Tosar também reduz o tempo gasto na preparação dos animais, uma escovada pode ser suficiente para limpar a poeira e outros resíduos.
Fonte: https://abcjpega.org.br/
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCpZr...
Aproveite e se Inscreva-se em nosso Canal para receber vídeos de Dicas, Cavalgada e Queima do Alho.